Hierarquia

A palavra Hierarquia tem sua origem no grego ( hierarchía) que traduz-se ordenação sobre relações de subordinação entre os membros de um grupo, com graus sucessivos de poderes (condutas evolutivas), de situação e de responsabilidades. Na Umbanda as hierarquias estão associadas com as relações do mundo espiritual. As estruturações de relação entre Indivíduos dentro do rito correspondem à obediência de uma ordenação originalmente estabelecida na dimensão espiritual, e suas inter-relações dão-se na medida em que, os discípulos saibam comportar-se como tal, assim como aquele que se faz mestre.
Sarcedotiza - Mãe Romilza Medrado

A Mãe ou o Pai na Fé, são as maiores referências encarnadas dentro de um Terreiro de Umbanda, não somente para seus Filhos e seguidores, mas para toda espiritualidade. Um Pai e uma Mãe de Santo são requisitados por uma missão, por uma hierarquia espiritual de grande poder e luz, e sendo desta forma é a presença encarnada de topo da hierarquia de um Terreiro de Umbanda e como tal devem ser considerados, respeitados, tratados e reverenciados.
Podendo trazer a missão de Mago(a) junto ao sacerdócio que agregará muito mais responsabilidade.
No Terreiro Força e Luz a Maga e Mãe no Santo chama-se Romilza Medrado.
Ogã e Pai Pequeno - Eduardo Gil

Aquele que vem logo após a mãe/pai no santo. A pessoa de mais alta
confiança, segundo chefe do terreiro. Sãos olhos, a pessoa que observa e coordena toda a parte ritualística no terreiro. É como um fiscal, é o comandante dos Ogãs, responsável direto pelos atabaques e instrumentos auxiliares dentro da casa. Canta e toca para que as entidades possam trabalhar, conhecedor de todos os pontos e para que serve cada uma deles.
Mãe e Pai pequeno - Eduardo Gil, Adirane, Barbara, Caio Lessa e Luciana

É a segunda voz do terreiro. Pessoa de suma confiança da Mãe/ Pai no Santo, que substituí e dá continuidade ao seu trabalho em qualquer momento. Portanto, a Mãe ou Pai Pequeno é responsável pela continuidade do Terreiro, sempre dentro dos mesmos moldes praticados pela sua Mãe ou Pai Espiritual.
Representam a expansão da influência espiritual/social do Mãe/Pai no santo sobre todos no terreiro, devendo por isso corresponder-lhe afirmativamente quando as expectativas pertinentes ao seu papel, primeiramente pelo exemplo do
compromisso e responsabilidade, zelando pela boa preparação e disciplina do corpo dos médiuns a boa orientação dos médiuns novos, a contribuição na transmissão do conhecimento simbólico/ espiritual e também das informações organizacionais referentes ao terreiro.
Guardião do salão - Caio Vilaça

O Guardião de Salão geralmente força de caráter masculino, é um ser ativo. É como agente mágico da natureza, correspondente às forças de equilíbrio. Os guardiões representam a ordem, o ponto de equilíbrio em todos os planos que atuam, onde cessa o conflito entre o bem e o mal, entre a luz e a sombra, intercaladas nas encruzilhadas vibratórias, nos entroncamentos energéticos
Curimbeiros

São as pessoas que batem (tocam) o atabaque (tambor), cantam os pontos nas giras, rituais e cerimônias no terreiro. Na Umbanda as mulheres podem tocar e cantar, onde o médium é preparado especificamente para esse fim e para cumprir com sua missão, ele deve ser consagrado nela, sendo conferido ao mesmo o ritual da benção. A função do tambor é a de ajudar na invocação, louvação e manutenção das entidades, para que isto ocorra, ele deve ser manuseado pelos atabaqueiros.
Oráculo

Existem vários de tipos de oráculos que na verdade são as comunicações com
o alto. Mais existe também, as pessoas que vem com este "dom". A missão oracular, assim como as outras, vem na composição do espírito. Dessa forma o afloramento da missão irá ocorrer como um despertar, ou seja, isso acontecerá de acordo as suas impressões pois, só se reconhece o que já se conheceu! Neste caso, será utilizado como abertura de portal,ou chave, tudo que se têm guardado do subconsciente
Guardião da Energia - Stella

É um agente mágico, cuidador e equilibrador das energias do Portal Magístico
e Fendas. Traçam rumos através dessas conexões quando identificados, cujas forças quando ativadas, recebem contínuos fluxos de energias cósmicas e outras exteriores
ao corpo, emanadas da natureza, tratando-se de uma espécie de transformadores de voltagem, moduladas e com frequências, conforme as necessidades e exigências momentâneas.
Médiuns da Corrente

- MÉDIUNS DE TRABALHO
São os médiuns que fazem parte da corrente de trabalho. Estes estão em
evolução das faculdades mediúnicas, buscando a reforma íntima e o melhoramento. Está evolução caminha até que haja (se houver) a condição da coroação.
- CAMBONES
São os responsáveis por atender as entidades incorporadas em outros médiuns. Servir também é um aprendizado. O trabalho do cambone é tão importante quanto ao do médium e entidade. A ação de cambonar, é importantíssima no aprendizado e não atrapalha no desenvolvimento do médium. Avisar de qualquer situação constrangedora à hierarquia.
Zeladores

São as pessoas que tem conhecimento amplo sobre tudo que compõe um terreiro (desde a limpeza aos fundamentos). Elas são preparadas e iniciadas, para cuidar com exclusividade da Tronqueira, Porteira, Conga, oferendas, banhos e roupas da casa. Quando a casa tem atividade semanal é necessário preparar pessoas com qualidades e interesse para estas funções. Nos terreiros de Umbanda a organização e disciplina é uma particularidade de cada casa, onde conforme seu tamanho e atividades, elas devem ser organizadas, para que possam manter o bom andamento dos trabalhos.
Médiuns Iniciados nos Estudos

São aqueles médiuns assistidos do Terreiro que resolveram conhecer mais
sobre a sua religião, desenvolvendo suas faculdades mediúnicas e buscando a reforma íntima.
Porteiros

É a pessoa responsável por distribuir as fichas de atendimento e coordenar a
entrada dos assistidos.
Assistência

São os assistidos do Terreiro de Umbanda Força e Luz.